HOME  
 
   
Alimentação saudável na infância é enredo no Carnaval 2009 - 20/02/2009

     O Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, participará do desfile de mini-escola de samba para alertar sobre os riscos da obesidade para as crianças

     A Escola de Samba Mirim Estrelinha da Mocidade, parte dos projetos sociais do GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, participa do desfile que abre o Carnaval 2009 no Sambódromo do Rio de Janeiro, na sexta-feira, 20 de fevereiro, com um enredo de abrir o apetite: "No sabor da imaginação, a Estrelinha faz um carnaval de delícias". O desfile das escolas mirins é aberto ao público e começa às 17h.

     Como o tema da Campanha Mundial Contra o Câncer de 2009 é a questão do controle do peso na infância, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, aceitou o convite feito pelo GRCESM Estrelinha da Mocidade e elaborou material informativo que será distribuído durante o desfile. O enredo da Escola foi desenvolvido pelos carnavalescos Marcelo Costa e Ricardo Dias e retrata a preocupação e o cuidado com a qualidade da alimentação infantil.

     A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para câncer que têm avançado fortemente entre crianças e adultos de todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, pelo menos 2,6 milhões de pessoas morrem anualmente por causa do excesso de peso ou obesidade. Estima-se que a alimentação inadequada, o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade sejam responsáveis por aproximadamente 30% dos casos de câncer nos países ocidentais, o que representa a segunda maior causa evitável de câncer, atrás apenas do tabagismo.

     Para alertar a população sobre o fato de que estar acima do peso na infância pode levar ao surgimento do câncer ao longo da vida, uma campanha global que envolve mais de 90 países foi lançada no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer. A iniciativa é da União Internacional Contra o Câncer, UICC, maior organização não-governamental do mundo dedicada ao controle da doença. O Instituto Nacional de Câncer, INCA, é membro da UICC e a apóia na divulgação do tema no Brasil.

     Orientações
     Uma criança obesa tem chances até 30% maiores de se tornar um adulto obeso e o excesso de peso corporal em adultos é um fator de risco comprovado para câncer. Há evidências de que o excesso de gordura corporal aumente o risco do desenvolvimento de vários tipos de câncer, como de endométrio, rim, vesícula, pâncreas, mama e intestino. A primeira atitude que os pais podem tomar para prevenir a obesidade de seus filhos é alimentá-los somente por meio da amamentação até os seis meses de idade. Isso reduz em 13% as chances de a criança tornar-se obesa.

     Grande parte dos hábitos é estabelecida durante a infância e, por isso, é importante que sejam estimulados, desde a infância, hábitos como alimentação saudável e a prática de atividade física. A escolha de um prato de comida colorida, com mais frutas, verduras e legumes, e menos gorduras, deve ser incentivada desde cedo. Além disso, os pais também devem estimular seus filhos a serem fisicamente ativos, reduzindo o tempo de atividades e brincadeiras mais sedentárias, como assistir televisão.

Fonte: Portal da Saúde
 
Destaques

 Obesidade
 
 Relação entre Tireóide e
 Obesidade e muito mais.

 Endócrino-Age
 
 Conheça melhor o
 conceito Endócrino-Age.

 Tireóide
 
 Saiba mais sobre
 Tireóide "A Terrorista".

 Teste do pézinho
 
 O Teste do pézinho pode
 salvar vidas. Saiba Mais.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados