HOME  
 
   
A importância do café da manhã - 16/09/2011

Todo mundo já está cansado de ler e ouvir sobre a importância do café da manhã. E isso não é conversa de nutricionista. Depois de passar horas sem comer - durante o sono -, é necessário quebrar o jejum e fornecer glicose para o cérebro, o que contribui para um melhor desempenho durante o dia - seja no trabalho, no estudo ou nas atividades físicas -, além da melhora da perfomance da capacidade cognitiva do indivíduo.

“Mesmo não tendo fome, é preciso adquirir o hábito de comer pela manhã, sobretudo para quem possui filhos, pois o exemplo dos pais é fundamental para as crianças. A primeira refeição do dia representa muito mais para o corpo do que as pessoas podem imaginar”, afirma a nutricionista Camila Freitas. O hábito de consumir o café da manhã também pode contribuir para evitar um problema que muito preocupa profissionais de saúde: a obesidade. Pesquisas apontam que pessoas que fazem a primeira refeição do dia tendem a ter melhor gerenciamento do peso e ser menos propensas a engordar ao longo da vida, já que fracionam melhor a ingestão de alimentos, equilibrando a absorção dos nutrientes.

“Quem toma café da manhã tende a ter mais atenção e melhor desempenho no trabalho ou nos estudos, contribuindo para um bom raciocínio lógico e para o aumento da capacidade de recordar e memorizar”, lembra a nutricionista. Além disso, esta é a hora do dia mais indicada para comer mais, já que a pessoa terá o dia inteiro para queimar as calorias ingeridas. O melhor horário para tomar o café da manhã vai depender da rotina de cada um, pois o importante é não pular nenhuma refeição.

O que comer no desjejum?

- Um café da manhã balanceado deve ter pães e cereais, leite ou iogurte, fruta e queijo magro em pequena quantidade;
- Carboidratos, como pães, cereais, torradas, frutas ou suco de frutas;
- Proteínas, como peito de peru, queijo branco, ricota ou requeijão e leite ou iogurte.
- Cereais matinais são práticos e fáceis de preparar, além de serem uma boa opção de cálcio e ferro;
- Os cereais ainda contêm grãos integrais, que são boas opções de fibras;
- O queijo coalho é muito calórico;
- As vitaminas e minerais estão presentes nas frutas e a gordura é absolutamente dispensável;
- A tapioca é uma boa fonte de carboidrato.

Fonte: Folha pe Saude
 
Destaques

 Obesidade
 
 Relação entre Tireóide e
 Obesidade e muito mais.

 Endócrino-Age
 
 Conheça melhor o
 conceito Endócrino-Age.

 Tireóide
 
 Saiba mais sobre
 Tireóide "A Terrorista".

 Teste do pézinho
 
 O Teste do pézinho pode
 salvar vidas. Saiba Mais.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados