HOME  
 
   
Exercícios físicos podem garantir boa gestação - 05/08/2011

Durante a gravidez, muitas mu­lhe­res ainda cultivam o mito de repouso quase absoluto. No entanto, já está comprovado que os exercícios físicos podem oferecer saúde e qualida­de de vida para a mulher grávida, além de ajudá-la a ter um parto sau­dável e uma recuperação mais rápida. Desde, claro, que sejam liberados pelo médico obstetra e orientados por profissionais de E­ducação Física.

“Para a prescrição de atividades, existem as contraindicações relativas e as absolutas. Nesta última, a gestante é proibida de realizar qualquer exercício físico, porque a gravidez é de risco. Na relativa, ela é liberada pelo médico, e o professor de educação física vai lhe pres­crever os exercícios cabíveis para aquele momento da gestação”, explica o professor de Educação Física Eduardo Holanda.

Segundo ele, porém, a recomendação do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia é que, se a mulher for sedentária, não é indicado o início de atividades físicas a partir desse período. “A grávida, neste momento, não deve objetivar a estética nem o condicionamento físico e, sim, sua saúde e a do bebê”, lembra Holanda.

De acordo com o professor, as atividades físicas evitam a ansiedade; o ganho exagerado de peso; melhora o controle da respiração, dificultando o aparecimento de enjoos; contribui para o bom funcionamento da circulação, prevenindo os inchaços e edemas e, consequentemente, a menor sensação de peso e sobrecarga nas articulações, melhorando a autoestima. Além disso, os exercícios ajudam a enrijecer a musculatura, podendo auxiliar no momento de dar à luz, sobretudo para aquelas mu­lheres que pretendem optar pelo parto normal.

Principais modificações durante a gestação

- Deslocamento do centro de gravidade para frente, contribuindo para o aparecimento de dores na região da lombar;

- Aumento de dez a 15 batimentos de frequência cardíaca durante repouso;

- Deslocamento do estômago, contribuindo para o aparecimento de enjoos;

- Devido à ação de certos hormônios, há uma frouxidão ligamental, contribuindo para o aparecimento de lesões no joe­lho e no tornozelo, por exemplo.

Fonte: Folha pe Saude
 
Destaques

 Obesidade
 
 Relação entre Tireóide e
 Obesidade e muito mais.

 Endócrino-Age
 
 Conheça melhor o
 conceito Endócrino-Age.

 Tireóide
 
 Saiba mais sobre
 Tireóide "A Terrorista".

 Teste do pézinho
 
 O Teste do pézinho pode
 salvar vidas. Saiba Mais.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados