HOME  
 
   
Consumo de açúcar em alimentos processados é alto - 01/05/2010

Enquanto olhamos os rótulos dos alimentos prontos para checar percentuais de gordura e sal, outro vilão à saúde passa despercebido na maioria das vezes, o açúcar. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que o ingrediente pode chegar ao corpo numa quantidade muito superior à indicada diariamente, mesmo se o indivíduo não comer doces.

O estudo, realizado pela Emory School of Medicine, do Estado da Geórgia, e publicado no Journal of the American Medical Association de abril, mostra resultados obtidos a partir da análise das dietas e exames de sangue periódicos de 6 mil adultos americanos entre 1999 e 2006.

Uma parte do grupo consumia uma média de 190 g de açúcar por dia ou cerca de 46 colheres de chá. A dieta deles era composta por cereal matinal, lanches da manhã e da tarde com bolinhos e outros produtos processados, refeição pronta no almoço e jantar acompanhado de refrigerante, além de chá ou cafezinho adoçados.

Só um prato de frango, rolinhos primavera e arroz frito, típicos da culinária chinesa, podem conter mais do que 15 colheres de açúcar. É que alimentos processados e bebidas, incluindo refeições prontas e cereais matinais, contêm grandes índices de açúcar. Segundo os pesquisadores, a açúcar torna o sabor dos alimentos mais atrativo ao paladar.

"Assim como uma dieta rica em gorduras pode aumentar os níveis de triglicérides e colesterol, consumir açúcar pode ter os mesmos resultados", disse a professora Miriam Vos, da Emory School of Medicine ao jornal inglês Times. A recomendação diária de consumo de açúcar é de 25 g ou cerca de 6 colheres de chá.

Fonte: Michelle Achkar - Terra
 
Destaques

 Obesidade
 
 Relação entre Tireóide e
 Obesidade e muito mais.

 Endócrino-Age
 
 Conheça melhor o
 conceito Endócrino-Age.

 Tireóide
 
 Saiba mais sobre
 Tireóide "A Terrorista".

 Teste do pézinho
 
 O Teste do pézinho pode
 salvar vidas. Saiba Mais.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados